domingo, 10 de abril de 2011

Curiosidades

CARROS  - João Pedro Costa Ferreira (TURMA C) (retirado do Boca do povo)

Você sabia que uma vez um homem conseguiu desenvolver uma tecnologia de um carro que funciona com água? Mas após ele fazer comentário sobre isto, ele morreu e a tecnologia foi esquecida.

Você sabia que o petróleo um dia pode acabar? Então, por isso as empresas de construção de carros já estão fabricando carros movidos à energia solar e eletricidade.

ANIMAIS - Leilane Bezerra e Tamires Alcântara (retirado de http://ciencia.centralblogs.com.br/post.php?href=curiosidades+sobre+baratas&KEYWORD=2450&POST=669559)

Você sabia que As baratas são conhecidas por possuírem grande resistência? E esses bichinhos (ao contrário do que muitos pensam) são mais espertos do que parecem! O cérebro das baratas está localizado em seu corpo e não na cabeça. Se por algum acidente natural (ou não!) elas perderem a cabeça podem viver até 9 dias totalmente decapitada. E seu triste final chega apenas pelo fato de que sem cabeça, elas não podem comer! 


10 de março - dia do telefone

Para quem não sabe, o dia 10 de março foi instituído no ano de 1876 como o dia oficial do telefone. Hoje em dia é impossível imaginar a vida sem essa maravilhosa tecnologia que encurta as distâncias. Seguem abaixo as pesquisas feitas pelos alunos a respeito do telefone. Postarei neste espaço um vídeo referente a uma música antiga, mas que retrata um pouco da importância do telefone. Acompanhem com atenção!
Atenciosamente,
a pró de Ràdio.

Os tipos de telefone

 João Vitor Santana (TURMA D)

Hoje o telefone é um dos meios mais desenvolvidos do Brasil. Do orelhão ao aparelho celular...hoje a metade do mundo já tem um aparelho celular ou telefone por mais avançados que sejam. O celular superou as melhores tecnologias do Brasil, e agora tem até mesmo celular com dois chips. Com todos os avanços que estamos tendo no Brasil, teremos que substituir o telefone por um celular.

Definição e histórico do telefone

 Pesquisado por João Pedro Costa Ferreira (TURMA C)

Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone

O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sonspor meio de sinais eléctricos nas vias telefônicas.
É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes. É lógico que, para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.

 Histórico
Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que geralmente tem sido atribuída a Alexander Graham Bell.
Entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou "telégrafo falante".. A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque. Meucci criou o telefone com a necessidade de comunicar-se com sua esposa, que era doente e por isso ficava de cama no seu quarto no andar superior. O laboratório de Meucci ficava no térreo, assim ele não tinha condições para cuidar da esposa e trabalhar ao mesmo tempo; assim sendo, ele inventou o telefone, a fim de que se sua esposa precisasse dele não tivesse que gritar ou sair de sua casa.

Uso do telefone

 Pesquisado por Luan José e Lailton  e Lailton dos Santos (TURMA D)

Texto retirado do site: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4063434-EI8147,00-Estudo+da+OMS+relaciona+uso+do+celular+com+cancer.html

O uso do telefone celular pode ter relação com vários tipos de câncer, segundo um estudo internacional supervisionado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujos resultados preliminares foram publicados nesta segunda pelo jornal The Daily Telegraph.
Com um orçamento de 20 milhões de libras (22 milhões de euros), a pesquisa - que durou uma década e será divulgada até o fim do ano - oferece provas de que as pessoas que abusam do celular se arriscam a sofrer tumores cerebrais a longo prazo.
As conclusões preliminares indicam que existe "um risco significativamente maior" de ter um tumor cerebral "relacionado ao uso de telefones celulares durante um período de dez anos ou mais", afirma o jornal.
De acordo com o Daily Telegraph, o estudo Interphone questionará as garantias que os Governos costumam dar sobre a segurança desses aparelhos e aumentará a pressão para que as autoridades de saúde divulguem conselhos mais claros.
A diretora da pesquisa, a doutora Elisabeth Cardis, professora do Centro de Pesquisa em Epidemiologia Ambiental (Creal) de Barcelona, disse que, apesar da "falta de resultados definitivos, vários estudos, embora sejam limitados, sugerem um possível efeito de radiação de radiofrequência" gerada pelos celulares.

O telefone








 Pesquisado por Andréia Maria Santana (TURMA A)

A inovação na tecnologia dos telefones é contínua. Criam-se aparelhos cada vez mais leves e sofisticados.
Nos anos 1990, a velocidade e os efeitos das inovações tecnológicas foram marcantes. O telefone celular, que no início da década de 1990 era ainda um artigo de luxo, tornou-se um fenômeno de consumo, ultrapassando a casa dos 80 milhões de aparelhos no Brasil em 2005.
O telefone: A inovação do telefone é atribuída ao escocês radicado nos Estados Unidos Alexander Graham Bell. Ele teria inventado o telefone desenvolvendo estudos para melhorar a comunicação de deficientes auditivos.

Quem é o pai do telefone? (informação retirada de http://cloveralex.spaceblog.com.br/)

Em dezembro de 2002, o congresso dos Estados Unidos reconheceu o italiano Antonio Meucci como o verdadeiro inventor do telefone. Nos Estados Unidos, local para onde imigrou, Meucci descobriu que a voz podia ser transportada por impulsos elétricos. Sem recursos para obter a patente, suas anotações e modelos ficaram guardados até cair nas mãos de Graham Bell que panteteou o invento, em 1876.
Graham Bell tornou-se milionário e entrou para a história como o pai do telefone. Somente agora,passados cerca de 137 anos,ese erro começa a ser visto.