sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Produção de texto sobre desigualdade social

Por Luciana...

Hoje em dia, a desigualdade social está muito avançada. Muitas pessoas desfazem de outras só porque têm mais condição. Muitas pessoas têm vergonha de ter amigos "pobres", exemplo, uma pessoa rica está com seu amigo de classe baixa ou seja pobre, chega seu outro amigo rico. Ele vê que o seu amigo de alta classe social está chegando, ele dá logo um jeito de sair, inventa logo uma mentira só pra o seu amigo rico não ver ele como uma pessoa de baixa classe social. 
Quando eu crescer, pretendo ser engenheira e professora de karatê para me defender, pois engenheira ganha muito e nem só porque ganha muito. É pelo fato de gostar da profissão, eu sempre gostei também de karatê.
Meu pai é pedreiro, minha mãe é doméstica. Mas eu me orgulho muito deles. Eles são meu tudo, minha vida. Meu pai é um pedreiro de mão cheia, faz um trabalho pra ninguém botar defeito. Ele trabalha em uma firma, ela deixa pronta uma casa por dia, todos ficam besta e gostam do trabalho dele. Minha mãe também cuida de uma casa pra ninguém botar defeito. 
Eles não ganham o suficiente, mas o pouco que ganham dá pra manter a casa, pior sem o trabalho. Não tem esse ditado: "ruim com ele, pior sem ele"? E o bom disso tudo é que eles se orgulham dos seus trabalhos.
Eu não ligo pra pobreza ou riqueza. O que importa pra mim é a dignidade, o respeito. Tem muitos ricos que têm vergonha dos pobres, que não gosta, não sabendo eles (ricos) que o mesmo sangue que corre na veia de um pobre corre na veia de um rico.